sábado, 23 de julho de 2011

" POESIA SOBRE CANTARES DE SALOMÃO "


Para os que gostam de poesias deixemos esta edição sobre o grande sábio rei Salomão que  descreve uma linda poesia que alguns também intitulam ou interpretam como união entre a nação de Israel e o próprio Deus, mas se você observar esta poesia fará um analise do seu objetivo de relacionamento entre duas pessoas vamos venha participe conosco desta leitura e faça seu comentário, quero ler sua opinião ok?


1 - INTRODUÇÃO

No Velho Testamento, na Bíblia sagrada, existem cinco unidades literárias chamadas de livros poéticos, são eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos ou Cantares de Salomão. Dentre os livros poéticos da literatura hebraica, Cantares é provavelmente o mais difícil de interpretar e analisar, devido às inúmeras discussões acerca de sua origem, significado e propósito.
Existem várias interpretações sobre a composição de Cantares de Salomão. Aparentemente retrata a historia de um amor puro e natural de dois jovens amantes e focaliza a simplicidade e a santidade do matrimônio.
Essas discussões foram legião, havendo, entretanto, pouco acordo entre os eruditos quanto ao seu significado. Cada fruto dessas discussões surgiu ao longo dos séculos, várias interpretações, dentre elas, destacam-se quatro: a interpretação alegórica dos judeus e cristãos, na qual Cantares é visto somente como uma alegoria do amor entre Deus e sua nação eleita – Israel. Esta concepção foi expandida pelos mestres da Igreja Católica para justificar a inclusão de Cantares na Bíblia sagrada.
Há também a interpretação típica, uma das mais exploradas por teólogos moderados, onde se admite matrizes do maior entre homem e mulher. Contudo segundo essa interpretação o casal presente no poema é apenas uma tipologia, principalmente no que se refere à intimidade do relacionamento, representando Deus e seu povo.
O livro de Cantares permite ainda uma interpretação dramática, onde com moderados recursos literários seria possível se identificar alguns elementos próprios desse tipo de narrativa.
Afinal, a personagem feminina é retirada do seu lar, pelo rei de Israel, para tornar-se concubina.
A quarta abordagem tem como principio básico de interpretação que Cantares é um poema que exalta o amor humano, comumente é chamada de teoria natural ou literal.
Este trabalho não busca defender nenhuma das teorias de interpretação do poema de amor: Cantares de Salomão, antes objetiva fazer uma leitura teórico-literária das marcas do amor humano presentes na obra.
Baseado numa observação literal de Cantares, este trabalho procura fazer uma leitura mais estrita das marcas do amor humano presentes no poema e como este amor se manifesta entre as personagens centrais: Salomão e Sulamita.

2 – AS MARCAS DO AMOR EM CANTARES DE SALOMÃO

Cantares é exemplo de um tipo universal de poesia: a poesia do Amor.
Do antigo hebreu é marcada pela fraqueza, pela abertura, pela ternura e tudo isso misturado com ardente expectativa. As discrições eróticas são naturalmente explicitas e tem como objeto o amado e a amada. Cantares não constitui exceção.
O tema amoroso mais comum, expresso de inúmeras maneiras, é a alegria, e a excitação que os amantes sentem quando estão juntos. Isso podemos observar em um trecho do poema.
Mal os deixei, encontrei logo o amado de minha alma; agarrei-me a ele e o deixei ir embora (...)
Levantemo-nos cedo de manhã para ir às vinhas;
Vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se brotam as romeiras: dar-te-ei ali o meu amor.
(Cantares, 2000, pag. 536

A ação de cantares possui em seu fundo idílio um contraste entre duas vidas, entre dois amores. Uma ingênua camponesa chamada Sulamita ama intensamente e com ternura o jovem pastor.
Esse amor é cordialmente correspondido: os dois protagonistas são chamados no poema de “amado” e “amada”, respectivamente.
O amor mútuo é estreitado diante da vida inocente dos campos e ante o encanto da natureza virgem. É o idílio que segundo Houaiss, “originalmente entre os antigos, é qualquer poema curto, lírico de caráter bucólico, pastoril”.
No pequeno poema lírico, o amor terno e delicado dos amantes, bem como seus diálogos amorosos, tem como principal pano de fundo, o campo, os jardins a natureza e toda a ênfase que esta recebe.

O meu amado desceu ao seu jardim,
Aos canteiros de bálsamo, para pastorear nos jardins e colher os lírios.
Quem é essa que aparece como o alvorecer,
Bela como a lua, brilhante como o sol?
(Cantares 6; 10)
Cantares é a celebração viva do relacionamento entre homem e mulher, que expressa o amor, não de forma fugaz, antes, a dedicação é total e o compromisso perpétuo. O casal se entrega um ao outro, numa celebração de compartilhamento mútuo.
Em Cantares, a mulher não se mostra reticente quanto a tomar a iniciativa. Quase o dobro das palavras que saem da boca do homem, sai da boca da mulher. Ela não se envergonha de demonstrar e expressar seu anseio de amor, e sua disposição de entregar-se livremente.
Cantares é explicitamente erótico, em grande parte de suas imagens e figuras de linguagem, não apresentando qualquer pedido de desculpas por isso. O casal é composto por pessoas comuns.

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, J.F., Bíblia de Estudo da Mulher. 1ª Editora Atos, 2002.
AMOR, A.S. Introdução à Teoria da Literatura. São Paulo: Editora Cultural, 1999.
BÍBLIA SAGRADA. 8 ed. São Paulo: Editora Vida.



                       Até a próxima edição Deus continue convosco..................




                                             Raimundo Rodrigues....................

Um comentário:

  1. Olá,

    Bela postagem essa sobre cantares de Salomão! O livro é lindo, e lendo esse texto a gente imagina todo o cenário de um grande amor... PARABÉNS!

    ResponderExcluir