terça-feira, 31 de maio de 2011

" QUAL O SIGNIFICADO DA FAMÍLIA NO SÉCULO XXI"


O avanço tecnológico e científico evolui rapidamente, há muita informação e meios de comunicação são aperfeiçoados constantemente. Muitas vezes nem conseguimos acompanhar e entender todo este desenvolvimento.

Com todo este avanço, vivemos numa época onde os valores estão sendo qustiona-dos e transformados.
Há também uma grande inversão de valores ou distorções de valores. Alguns valores que eram prioritários e imprescindíveis na vida das pessoas como, por exemplo, ética, respeito, etc...., já não estão mais em alta em nosso meio.

Que exemplos estão nos dando os governantes de nosso país? Lembro que eles estão lá por que nós os elegemos. Nós temos a nossa parcela de culpa neste caos que se instalou.

Estamos vivendo numa época de crises. Crises de instituições, familiares, política, econômica, existencial e institucional. Vivemos num mundo de contrates, de um lado, podemos falar com o mundo inteiro pela internet, por outro, não conhecemos
o vizinho que mora ao nosso lado.

Até que ponto somos pessoas mais felizes com todo este avanço tecnológico e científico? Olhemos ao nosso redor, para a nossa família, nossa vizinhança, nossa comunidade e sociedade. O que encontramos? Na maioria das vezes pessoas, tristes, infelizes, doentes solitárias e desajustadas.

Qual o lugar da família cristã neste sistema em que vivemos? Ou, o que significa família nos dias atuais em que vivemos.
Na bíblia sagrada em gálatas 6:10 nos diz:-“ Portanto sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé”

O apóstolo Paulo faz um apelo a comunidade dos gálatas para que ela seja uma comunidade solidária e aconselhadora. Fazendo o bem a todos mas, principalmente aos da família na fé, pois pela fé nós nos tornamos irmãos e irmãs.
Somos uma família cristã. E como tal devemos agir.

Parece que nós desaprendemos a viver em comunhão. Não sabemos mais compartilhar, ser tolerantes, amar e perdoar. Vivemos num sistema capitalista que nos educa para o indivídualismo e nos ensina o egoísmo.
Neste sistema não ha lugar para a partilha fraternal, solidariedade, nem para o amor.

O texto Gal. 6:10 – enfatiza que devemos ajudar uns aos outros. Que recomendação imprória! Eu mal consigo dar conta dos meus problemas e ainda devo ajudar os outros? Melhor é cada um cuidar de si mesmo!

É duro constatar que sempre mais nós pensamos desse modo. Mas não é sem razão que isso acontece pois, dispor-se-á carregar as cargas dos outros, implica sair da nossa área de conforto, abri mão do comodismo, deixar-se desintalar, requer a disposição do nosso tempo.

Porém se voltarmos a praticar o que nos é pedido no texto de Gálatas, veremos que nos tornaremos pessoas mais felizes, realizadas e consequentemente, nossas preocupações e fardos também se tornarão mais leves, pois outros membros da nossa família de fé também se tornarão mais leves, pois outros membros da nossa família de fé também estarão praticando...( reflita )



                         Reflita sobre este assunto!!!!!!!!!>>>>>>>>>>>>>>>>




                                   Deus vos oriente em tudo a vossa família.






                                       RAIMUNDO
                                                          RODRIGUESSSSSSSS.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário